Lenda da Constelação de Virgem

Virgem (23/08 a 22/09)
Planeta regente: Mercúrio
Elemento: Terra
Qualidade: Mutável

Gostam de servir e ser útil, tem mente prática, analiticos, presam pela ordem, perfecionistas, dedicados, detalhistas, críticos, exigêntes, inquietos, possuem sentimento de culpa e timidez.

Várias são as personagens mitológicas atribuídas a esta figura, tendo as lendas mais célebres origem na cultura greco-romana:

Para os Gregos a Virgem poderia ser Astreia, deusa da Justiça. A lenda conta que a vizinha constelação de Libra seria a balança de pratos com que Astreia media a justiça dos homens ou almas, bem como a duração do dia e da noite.

Outra lenda grega associava a Virgem a Deméter deusa da agricultura e das colheitas ou à sua filha Perséfone, raptada pelo deus do submundo dos mortos, Hades. A mitologia sobre estas personagens conta que Perséfone se recusava a comer qualquer alimento no reino de Hades, fazendo com que a união entre ambos não pudesse ser reconhecida. A sua mãe, Deméter, cuja tristeza levara a que abandonasse o seu zelo pela agricultura e boas colheitas dos seres humanos, trazendo aos campos uma época de aridez e esterilidade, suplica a Zeus ( pai de Perséfone ) que exija a Hades a devolução da sua filha e o líder dos deuses acede a este pedido. No entanto descobre-se que, durante a sua estadia no reino de Hades, Perséfone havia tomado de facto algum alimento – uma semente de romã – pelo que Zeus é forçado a aceitar um compromisso entre as partes em litígio: durante metade do ano, Perséfone viverá com os seus progenitores na forma de Coré, uma eterna adolescente, enquanto na outra metade conviverá com Hades no seu reino, na forma de uma sombria Perséfone. Este mito pretendia explicar e ilustrar a origem da evolução cíclica das estações do ano.

Uma lenda grega distinta conta que a Virgem seria Erígone, filha de Icarius – a quem Dionísio havia desvendado o segredo da produção do vinho. Quando o provaram e sentiram pela primeira vez os efeitos enebriantes desta bebida, os aldeões locais acreditaram que Icarius os tentara envenenar e mataram-no. Maera, o cão de Icarius, apressa-se então a chamar a atenção de Erígone para o homicídio do seu pai e esta, não podendo suportar tamanha tristeza, acaba por pôr termo à sua vida, enforcando-se. Os deuses, condoídos perante a tragédia, teriam colocado os intervenientes no céu, na forma das constelações de Virgem ( Erígone ), Boötes ( Icarius ) e Cão Menor ( Maera ).

Outras figuras são associadas, por lendas variadas, à constelação de Virgem:
– Tiqué, deusa grega da Fortuna ( Sorte );
– Atargatis, deusa síria da Fertilidade;
– Minerva, deusa da Sabedoria, a Atena dos Gregos;
– Diana, deusa da Caça, a Ártemis dos Gregos;
– Cibele, deusa romana da Natureza e Fertilidade;
– Urânia, a musa da Astronomia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.