Lenda da Constelação de Capricornio

Capricornio (22/12 a 20/01)
Planeta regente: Saturno
Elemento: Terra
Qualidade: Cardinal

São disciplinados, sérios e costumam ter grande noção de responsabilidade. Reservados, organizados, realistas. Tem metas e ambições bem definidas. Frios, honestos e pacientes.

Existem duas lendas associadas ao signo de Capricórnio. Uma delas relaciona-o com Pã, o deus alegre e descontraído que governava os campos e os bosques, conhecido por ser grande apreciador de todo o tipo de prazeres, nomeadamente dos prazeres carnais. Pã participava nas festas de Baco e, por ter um grande talento musical, surge sempre associado à sua célebre flauta. Conta a lenda que esta era uma ninfa que se recusou a fazer amor com ele. Por desejar possuí-la e não aceitar a rejeição, Pã transformou-a numa flauta pois, se não podia tê-la de uma maneira, ela havia de ser sua de outra forma. Pã era um homem da cintura para cima e um bode da cintura para baixo, tendo também as orelhas e os chifres do animal. Por ser de tal forma feio, do seu nome surgiu a palavra “pânico”, que era o que as pessoas sentiam quando o viam. Foi fazendo uso dessa capacidade de aterrorizar que Pã ajudou Zeus na guerra contra os gigantes mas, embora fosse venerado como um deus, Pã não era imortal. Quando a sua morte foi anunciada, Zeus quis retribuir a sua preciosa ajuda e a sua música, imortalizando-o nos céus, onde figura na constelação de Capricórnio.

A outra lenda relaciona-o com Almateia, uma cabra-marinha que salvou a vida de Júpiter. O seu pai, Saturno, devorou os seus filhos à medida que estes nasciam, para que o seu irmão Titã pudesse herdar o seu trono. Reia, sua mãe, conseguiu enganar o marido e salvou Júpiter, tendo-o entregue às ninfas. Estas alimentaram-no com o leite da cabra Almateia. Quando Júpiter, já adulto, herdou o trono do pai, agradeceu pondo no céu a constelação de Capricórnio. Este signo é, por essa razão, também representado pela cabra-marinha – um animal que é cabra da cintura para cima e peixe da cintura para baixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.